Como cadastrar procuração digital da minha empresa para acesso ao e-CAC

A procuração na Receita Federal é um instrumento legal que permite que um procurador represente alguém em questões fiscais.

Edemar Roque Polli

4/1/20243 min read

Por quê fazer uma procuração digital ?

A procuração na Receita Federal é um documento legal que concede a uma pessoa autorizada, conhecida como procurador, o direito de representar outra pessoa em questões fiscais e tributárias perante a Receita Federal do Brasil. Isso é particularmente útil para situações como a entrega de declarações de imposto de renda, retificações, consultas e outras ações relacionadas à Receita Federal, nas quais o contribuinte não pode estar fisicamente presente. A procuração formaliza e simplifica a representação legal nessas situações, garantindo que o procurador tenha a capacidade legal de agir em nome do contribuinte de maneira apropriada e conforme a legislação vigente.

Para o cadastro de um procurador, siga o passo a passo:


1 - Acesse o portal
de autorizações da Receita Federal
2 - Login no portal

Ao acessar você será direcionado para o portal de login do GOV.BR, faça login com suas credenciais (CPF e Senha), e posteriormente clique sobre o botão no canto superior direito onde aparece o seu nome.

3 - Informando os dados da sua empresa:

No campo CPF/CNPJ informe o CNPJ da sua empresa, posteriormente selecione Representante do CNPJ, e clique em representar.

4 - Cadastrando uma nova procuração.

Após carregados os dados da sua empresa clique em " + Nova Autorização".

5 - Informando os dados.

Neste momento você deve informar o CNPJ da nossa empresa 02.957.382/0001-71. No campo validade informe a data de 5 anos a frente menos um dia, por exemplo se estivermos em 10 de janeiro de 2026, a data a ser informada será 09 de janeiro de 2031 (09/01/2031).

Após preenchidos os dados clique em avançar.

5 - Selecionar os serviços autorizados.

No menu serviços, clique em todos, e clique em avançar.

Obs: Caso queira conferir a lista de serviços que estão sendo autorizados clique sobre o botão selecionar serviços.

5 - Assinando a autorização.

Neste passo você deve clicar sobre o botão assinar, o seu navegar irá abrir uma pagina do serviço de assinaturas do GOV.br. No seu celular deve chegar um notificação no seu app gov.br, ou um SMS caso não possua o aplicativo instalado, informe o código e clique em Confirmar.

7 - Informe-nos da conclusão do processo

Após a conclusão do processo a procuração ainda não está valida, para isso é necessário que nos informe, só assim faremos o aceite da procuração, esse aceite tem o prazo de 30 dias, logo o quanto antes nos informar, mais rápido o processo.

Ficou com dúvidas, algo não funcionou? é só nos chamar!


Edemar R. Polli
(49) 3191-3000

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